quinta-feira, 19 de abril de 2007

Comprando um HD externo para o MacBook


Ontem, eu e Alessandro fomos, aqui em São Paulo, ao Promocenter. Missão: procurar um HD externo para o MacBook dele que fosse barato. Encontramos um de 120 Gb com um case pequeno, compacto e bonito. O HD encontrado foi da marca Satellite cujo site é www.satellite-computer.com modelo AX-221. O preço, incluída uma linda capa de couro, foi de R$350,00 e a loja (Av. Paulista, 1405 - loja 26 - Infoeletronics Ltda.).

Foram dois simpáticos atendentes: Juvenal e Maria Júlia que garantiram, principalmente o Juvenal, que o HD funcionaria perfeitamente com o MacBook.

Saímos dali e fomos direto para o meu escritório na Pedro de Toledo, onde usei o meu MacBook para testar a compatibilidade. Surpresa: o MacBook reconheceu o HD e mostrou os arquivos que estavam dentro. A leitura era permitida, mas quando tentávamos gravar não conseguíamos. Vimos que o HD havia sido formatado para Windows. Confirmamos usando o Windows XP através do Parallels que eu tenho na máquina. No Windows conseguimos tanto gravar quanto ler. Abri, então, o Utilitário de Disco do OSX e tentei formatar o HD para Mac. Não consegui.

Observação relevante: O HD trabalha com as duas entradas USB do MacBook. Uma serve para alimentação e outra para a transferência de dados.

Alessandro saiu do escritório bastante abalado. Ficou com medo de que não fosse possível fazer o HD funcionar com o OSX. Garanti a ele que seria, pois o hardware pode ser formatado de qualquer forma, desde que tenhamos o programa correto.

Hoje pela manhã, ele me deu a boa notícia. À noite, utilizou o mesmo Utilitário de Disco e fez uma partição no tamanho total do disco e assim conseguiu fazer a formatação. Agora, o HD funciona maravilhosamente com o MacBook.

Recebi, então, a seguinte mensagem por e-mail:
Cristovão,

Consegui formatar o HD para o Mac. É de uma facilidade tamanha. Basta acessar o utilitário de disco e mandar particionar o HD (opção partição atual com o tamanho total do HD) e considerando a opção Mac OS expandido(reg. cronológico).

Um abração,
Alessandro Prudêncio Lukosevicius, M.Sc, PMP

Nenhum comentário: